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Percursos Formativos

Replanejamento

É hora de refletir sobre as ações desenvolvidas no primeiro semestre! O conteúdo encontrado neste percurso tem como objetivo apoiar o trabalho da equipe do Núcleo Pedagógico das Diretorias de Ensino e das equipes escolares.

Aqui você vai encontrar:

– Documento Orientador CGEB;
– Roteiros de Trabalho;
– Material de apoio à reflexão e aprofundamento de conhecimentos.

Durante o replanejamento a equipe escolar precisa organizar os fluxos de trabalho típicos da rotina, analisar os resultados obtidos, tanto nas avaliações internas da escola quanto nas avaliações externas, (disponíveis na Plataforma Foco Aprendizagem) para elaborar/executar/monitorar o plano de ação. É preciso olhar com atenção para as metas de curto, médio e longo prazos.

O acompanhamento da sala de aula, cuja finalidade é observar e identificar os aspectos que merecem atenção, também é levado em consideração. Para isso, a sugestão é utilizar os instrumentos de acompanhamento das práticas de sala de aula que apoiem na realização de análises claras e precisas, que permitam discussões mais aprofundadas e as intervenções necessárias. O objetivo é que a escola alcance os resultados de aprendizagem, bem como consiga desenvolver habilidades e competências previstas no currículo.

Replanejar inclui, a partir de alguns indicadores, analisar, ajustar ou propor novas ações de apoio às aprendizagens.

Portanto, no momento do replanejamento, propomos que o grupo-escola faça uma reflexão sobre o que foi exitoso e o que precisa ser revisto nas definições que pautaram o plano de ação elaborado no início do ano letivo. A ideia  é corrigir rumos, propondo ações para o 2º semestre.