Gestão

O eixo “Gestão Educacional” reúne ações formativas referentes aos diferentes aspectos de gestão, com vistas à atuação orientada pela concepção de gestão democrática e participativa. Isso requer a compreensão do contexto em que a educação é construída e a promoção de ações no sentido de assegurar o direito à educação para todos os estudantes e de expressar uma visão articuladora e integradora dos vários setores: pedagógico, de currículo, administrativo, de serviços e das relações com a comunidade.

São temáticas do eixo “Gestão”:

Gestão Democrática e Participativa

Formação relativa ao desenvolvimento ou aprimoramento de competências e habilidades expressas por meio de práticas que considerem as relações entre a escola e a sociedade em geral, a comunidade local, a função social da escola e os espaços de atuação nos diferentes níveis do sistema de ensino (federal, estadual, municipal). Compreende, assim, os processos coletivos de tomada de decisão, elaboração de planos e projetos, execução, acompanhamento e avaliação de ações; comunicação efetiva e socialização de informações; e estabelecimento de clima escolar favorável ao processo de ensino e aprendizagem.

Gestão Pedagógica

Formação relativa ao desenvolvimento e/ou aprimoramento de competências e habilidades traduzidas em práticas, com vistas ao planejamento, elaboração, implementação, avaliação e redirecionamento de planos e ações (em consonância com os princípios, as diretrizes e as normas educacionais da SEE-SP, do Currículo e da proposta pedagógica) nos diferentes níveis, etapas, modalidades, áreas e disciplinas.

Gestão de Pessoas e Equipes

Formação relativa ao desenvolvimento e/ou aprimoramento de competências e habilidades de gestores, que possibilitem a esses profissionais mobilizar pessoas e equipes num trabalho integrado para a concretização de objetivos, metas e a melhoria contínua dos processos e resultados da escola. Inclui, para isso, a promoção de um clima organizacional que favoreça a comunicação, o engajamento profissional, o relacionamento interpessoal e a socialização de experiências.

Gestão de Processos Administrativos

A formação dos gestores nos processos administrativos tem por objetivo o desenvolvimento de competências e habilidades, de modo a colocar a administração da escola a serviço da aprendizagem dos estudantes. Nessa perspectiva, a formação visa orientar os gestores para gerir a escola dos pontos de vista orçamentário e financeiro, de acordo com os princípios básicos da Administração Pública, com a proposta pedagógica e a participação da comunidade escolar.

Percursos Disponíveis

O percurso SPdoc foi desenvolvido para apresentar aos servidores da Secretaria da Educação do Estado de São Paulo (SEE-SP) os princípios da Gestão Documental e do Sistema SPdoc, cuja implantação, no contexto da SEE-SP, está prevista para maio de 2018