Currículo e Práticas de Ensino na Educação Básica

Currículo e Práticas de Ensino

Currículo e Práticas de Ensino na Educação Básica

O eixo Currículo e Práticas de Ensino na Educação Básica, suas Modalidades e Atendimentos Específicos abrange as ações formativas referentes ao Currículo do Estado de São Paulo, que tem como princípios: escola que também aprende; Currículo como espaço de cultura; competências como referência; prioridade para competência leitora e escritora; articulação das competências para aprender; articulação com o mundo do trabalho. Divide-se em quatro temas que correspondem às áreas do conhecimento, tanto em seu aspecto prático quanto formal.

São modalidades de ensino, segundo a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB) 9394/96: Educação de Jovens e Adultos, Educação Profissional e a Educação Especial. Incluem-se neste eixo, também, atendimentos específicos da educação básica, diferenciados e/ou interculturais.

Matemática

Ao mesmo tempo área de conhecimento e componente curricular, a Matemática compõe, com a língua materna, o par de sistemas simbólicos fundamentais para a representação da realidade, para a expressão de si e compreensão do outro, para a leitura em sentido amplo, tanto de textos quanto do mundo dos fenômenos.

Língua Portuguesa

Reúne os componentes curriculares Língua Portuguesa, Língua Estrangeira Moderna – Inglês e Espanhol, Arte e Educação Física. Organizadas no Currículo, as Linguagens têm como elementos comuns o processo de criação e percepção, a intertextualidade, a contextualização do conhecimento, o domínio das diferentes linguagens e a integração na cultura.

Ciências Humanas

De acordo com o Currículo do Estado de São Paulo, a área de Ciências Humanas compreende conhecimentos produzidos por vários campos de pesquisa – História, Geografia, Filosofia, Sociologia e Psicologia, além de outros, como Política, Antropologia e Economia – que têm por objetivo o estudo dos seres humanos em suas múltiplas relações, fundamentado por meio da articulação entre esses diversos saberes.

Ciências da Natureza

Entende-se por Ciências da Natureza a área do conhecimento que reúne os componentes curriculares Biologia, Física, Química e Ciências, pois, ainda que possuam objetos de estudo e métodos próprios, também têm em comum conceitos, métodos e procedimentos, critérios de análise, de experimentação e de verificação, compondo uma visão de mundo coerente, um acervo cultural articulado, reunindo, portanto, linguagens essenciais, recursos e valores que se complementam.

Percursos Disponíveis

O percurso tem como principal objetivo o apoio à aprendizagem relacionada ao desenvolvimento de habilidades do raciocínio lógico em matemática de alunos do 9º ano do Ensino Fundamental e da 3ª série do Ensino Médio. Ao acessar o material disponibilizado no AVA-EFAP será possível encontrar informações sobre o Percurso; um Roteiro de Trabalho de Matemática, com foco no desenvolvimento de habilidades a partir de sequências didáticas; e um Material de apoio à reflexão e ao aprofundamento de conhecimentos. O conteúdo está articulado com as Situações de Aprendizagem do Caderno do Professor.